Notícias

Conheça as últimas notícias sobre a empresa e as suas principais obras.

David Filipe em entrevista: Temos de capacitar cada vez mais os nosso edifícios com soluções eficientes"

David Filipe em entrevista: Temos de capacitar cada vez mais os nosso edifícios com soluções eficientes"

David Filipe | Sócio-Gerente Airking

Em entrevista à Valor Magazine, revista do Semanário Sol dedicada à sociedade e à economia portuguesa, o sócio-gerente da Airking, David Filipe, falou sobre a conjuntura energética, a baixa eficiência das instalações e edifícios portugueses, assim como, da necessidade de investir na modernização de instalações e em sistemas mais eficientes para mitigar o preço a pagar pelo usufruto da energia. 

Face aos aumentos do preço da energia, e no que diz respeito às necessidades dos seus clientes, David Filipe explica que “a preocupação já não é só o investimento inicial da instalação mas, igualmente, os custos de exploração. Existe um interesse generalizado em perceber que soluções vão ser adotadas, bem como possíveis melhorias de eficiência”. 

No caso dos serviços e indústria,  setores em que a Airking opera, conta que “tem existido uma forte aposta nas soluções de bomba de calor com recuperação, ou sistema de expansão direta com recuperação. Estas soluções permitem aos clientes recuperar parte do calor que ia ser desperdiçado para o ambiente, podendo ser usado para aquecimento ou produção de água quente sanitária.”

No entanto, olhando para as atuais instalações e edifícios portugueses, o sócio-gerente da Airking considera que “Portugal possui ainda muitas instalações com baixa eficiência e perdas”. “Aquilo que esperamos dos agentes políticos é uma diminuição da burocracia, canalizar mais investimento para a modernização das instalações públicas e igualmente criação de linhas de financiamento para o privado” refere o representante da empresa especialista em instalações técnicas.

Acrescenta que “temos de capacitar cada vez mais os nossos edifícios com soluções eficientes, que permitam cumprir com os níveis de conforto e qualidade adequados para os seus ocupantes, sendo que a médio-longo prazo isso irá permitir uma redução da dependência energética externa.”

Questionado sobre como podem as empresas nacionais, entidades públicas e clientes particulares fazer face à escalada de preços da energia, David Filipe propõe o desenvolvimento de “auditorias a sistemas para eliminar perdas e desperdícios” bem como a “substituição de sistemas obsoletos por outros mais eficientes”. Sugere que “devemos manter a aposta na produção de energia a partir de fontes de origem renovável, como é o caso dos painéis solares fotovoltaicos, dos painéis solares térmicos, das hidroelétricas e da eólica.”.

Para o sócio-gerente da Airking, a diminuição da dependência energética externa consegue-se “aliando a estratégia nacional de produção de origem renovável, com incentivos adequados para os privados instalarem também estes sistemas nos edifícios”. Desta forma “estaremos mais salvaguardados da crise energética e aumentamos a competitividade das empresas em Portugal”, conclui.

Sobre a Airking

A Airking - Instalações Técnicas Lda. conta com uma vasta experiência na conceção de projetos e execução de instalações técnicas em diversas tipologias de edifícios e indústrias. Para além da instalação, presta um serviço de consultoria e aconselhamento técnico com o propósito de melhorar a eficiência de projetos e a diminuição de custos com instalação e exploração. Deste modo possibilita  que os seus clientes canalizem os recursos estritamente necessários para uma instalação funcional com elevados padrões de conforto.

Aposte em eficiência.
Fale connosco e saiba como podemos ajudar.

logotipo-airking-verde.svg
logotipo-airking-verde.svg

Empresa subsidiária do Grupo King, especialista em instalações técnicas de sistemas de climatização, redes hidraúlicas, redes de combate a incêndio e gestão técnica centralizada em edifícios.

Contactos

Sede

Rua do Pastor, nº12
Boa Vista
2420-438 Leiria

Custo de uma chamada para a rede fixa em Portugal de acordo com o seu tarifário.

Filial

Estrada Nacional 125,
Ponte de Albufeira, Boliqueime
8100-088 Loulé

Informação Legal